Case Acelerando um Hackaton com Metodologias Ágeis

Acelerando um Hackaton por meio de Metodologias Ágeis!

Este case resume algumas de minhas experiências com metodologias ágeis em cenários diferentes. Para fins didáticos, e também descaracterizar os clientes ou projetos que atendi, usarei o nome fictício de Marina.

O case consiste em analisar o desafio de Marina, estudante do último ano de Desing Gráfico que participa de um Hackaton (maratona de programação - geralmente de 48h) voltado a webdesigners, designers gráficos e desenvolvedores. Como a metodologia ágil ajudou Mariana cumprir o prazo? Descubra a seguir.

Marina faz parte de uma equipe de 5 integrantes com habilidades variadas incluindo desenvolvimento, designer, marketing, negócios e gestão de projetos. Marina ficou responsável pela gestão e execução do projeto e auxiliar em tarefas de designer. O hackaton ocorre das 8h de sábado às 18h de domingo e tem o objetivo de propor uma plataforma web para publicação de jogos educativos através da entrega de um protótipo funcional e o projeto de negócios neste prazo de 34h. Marina logo percebeu que o sucesso do projeto dependia de como seria gerido o tempo e a função entre os membros da equipe e, portanto, cedo já estabeleceu limites de horários para as atividades do projeto. No limite do meio-dia ocorreu a apresentação briefing e primeiros esboços do projeto, o que inclui pesquisa de design, arquitetura da informação, possíveis formatos para plataforma e alinhamentos junto aos desenvolvedores.

O trabalhou seguiu e foram pesquisadas outras plataformas de distribuição de jogos onde foi analisado como as informações eram alinhadas (posição dos menus e tipos de informação, palavras-chave, localização das imagens, facilidade de navegação, etc.). Próximo ao limite das 18h o time deveria completar os wireframes e protótipos, mas nem haviam começado. Marina percebeu que somente o cronograma não funcionaria e resolveu utilizar metodologias ágeis voltadas para projetos de Design, como Design Thinking, Lean UX e Agile UX, Scrum e XP, mas Marina não possui experiência com eles. Surgiu então a seguinte questão detalhada a seguir.

Como escolher uma metodologia ágil para o desenvolvimento da plataforma e seus elementos (design e arquitetura da informação), dividindo o trabalho e viabilizando um prazo tão curto

Apesar das metodologias ágeis mais conhecidas no mercado serem Design Thinking , o XP – Extreme Programming SCRUM e Kanban, a adoção de metodologias ágeis na área de Arquitetura da Informação e demais campos do design acabou gerando novos contornos e especificações, como o método Lean UX (evolução do design de produto que permite medir o que funciona, aprender e ajustar ainda durante o processo de desenvolvimento – RAUPP) e o Agile UX (mindset ágil com o pensamento em resolver o problema do usuário de acordo com a sua experiência – EMANOELE 2020).

Dado que a equipe de Marina só cogitou metodologias ágeis quando já passou pela fase de entendimento, convergência do problema e proposta de solução com prototipação, a abordagem proposta é assumir o que já foi feito como etapas de Empatizar, Definir, Idealizar e Prototipar (Figura 1) do Design Thinking (PM3 2022) assumindo os protótipos inacabados como de baixa fidelidade e usá-los como hipóteses já passíveis de validação usando Lean UX para “medir o que funciona, aprender e ajustar”  (RAUPP, 2020) e repetir o ciclo de (Figura 1) até que as hipóteses de protótipos sejam validados junto a usuários chave ao estilo Lean Startup pois “os processos da Lean Startup reduzem o desperdício aumentando a frequência de contato com clientes reais” (RAUPP, 2020). Desta forma a equipe de Marina avançaria etapas de análises ou planejamentos profundos e estruturados simplesmente validando e ajustando wireframes e protótipos de baixa fidelidade assim que disponíveis, em contato direto da equipe com usuários-chave sem intermediários, simplificando o processo e com isso concluindo a arquitetura da informação, desing e detalhes de visuais de interface, fechando esta etapa.

Figura 1: Etapas do Design Thinking

Como continuação, e dado que já há uma boa noção da solução, a proposta e considerar todo material produzido como requisitos de software e utilizar o PBB (Product Backlog Building) para “ajudar na construção de um backlog de um forma efetiva e colaborativa” (AGUIAR) onde o próprio time descobre e organiza todas as próximas entregas em um “PBB Canvas” visual e acessível contendo todas personas e suas expectativas, funcionalidades com suas entradas e saídas, bem como respectivas tarefas de desenvolvimento, gerando transparência de todo o trabalho de desenvolvimento futuro.

Figura 2: PBB Canvas (AGUIAR)

Agora, com todo time bem contextualizado, é viável discutir a ordem de desenvolvimento priorizando entregas. Métodos ágeis são melhor opção pois usam equipes enxutas, multifuncionais e autogerenciáveis. Isso ocorre porque pessoas de negócio e desenvolvedores trabalham constantemente juntas, priorizando a comunicação face a face, motivadas e com todo suporte, ambiente, autonomia e confiança necessários (quarto, quinto e sexto princípios do Manifesto Ágil). Isso proporciona um grande aumento de eficiência que é medido através de entregas frequentes de software funcionando (ou entregas equivalentes, como protótipos) como medida primária de progresso (terceiro e sétimos princípios do Manifesto Ágil). Ou seja, mais produtividade e eficiência com menor esforço de gestão liberando Marina para atividades de design ao invés de gestão, tornando-a um recurso à mais no time.

Dado que o objetivo do Hackaton é apenas propor uma plataforma para publicação de jogos educativos validando-a como modelo de negócio, não seria priorizada a construção de funcionalidade específica, mas ciclos de passagem por todas as funcionalidades evoluindo-as por igual a cada etapa. Seria priorizado dentro da metodologia Scrum (LOPES) a finalização de protótipos de toda solução em baixa fidelidade na primeira Sprint de 1h, validação na Review junto a usuários-chave, refinamento dos ajustes identificados na Planning e evolução para protótipos de fidelidade superior em cada Sprint de 1h, Review e Planning até chegar a protótipos navegáveis, funcionais ou desenvolvimentos completos. Retrospectivas de 15 min seriam realizadas a cada Sprint para a equipe refletir sobre como se tornar mais eficaz e então refinar e ajustar seu comportamento de acordo (último princípio do Manifesto Ágil). Toda esta abordagem também garante uma boa integração entre Prototipação e Métodos Ágeis.

Figura 3: Framework Scrum.

Esta metodologia baseada em Scrum é vantajosa pois seria executada indefinidamente até simplesmente encerrar o prazo do Hackaton apresentando o que foi concluído da solução até então, mas já suficiente para validação como proposta de negócio. Desta forma teríamos um processo de desenvolvimento mais adaptável, transparente e auto-gerenciável e daria a segurança desejada para que  Marina e sua equipe antecipem etapas de Arquitetura de Informação e atinjam seus objetivos de prazo.

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Por Felipe Lira.

REFERÊNCIAS

RAUPP, GABRIELA. Lean UX: conceito, princípios e prática, 2021. Disponível em < https://www.supero.com.br/blog/lean-ux/>. Acesso em 14/05/2022.

EMANOELE, ALÍCIA. Descubra com o Agile UX como projetar aplicando a metodologia ágil e UX! 2020. Disponível em <https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-agile-ux>. Acesso em 14/05/2022.

BECK, KENT. Princípios por trás do Manifesto Ágil, 2001. Disponível em <https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html>. Acesso em 14/05/2022.

LOPES, VANESSA. Scrum: o que é, como funciona e como aplicar, 2022. Disponível em <https://www.cursospm3.com.br/blog/scrum-o-que-e-como-funciona-e-como-aplicar/>. Acesso em 14/05/2022.

DUARTE, LUIZ. O que é Kanban e como aplicar em projetos? 2021. Disponível em <https://www.luiztools.com.br/post/o-que-e-kanban-e-como-aplicar-em-projetos/>.  Acesso em 14/05/2022.

FELIX, CAMILA. Extreme Programming: entenda mais sobre a metodologia ágil de software. 2021. Disponível em < https://www.hostgator.com.br/blog/extreme-programming-entenda-a-metodologia-agil-de-software/>. Acesso em 14/05/2022.

PM3. Design Thinking: o que é, etapas e como aplicar. 2022. Disponível em <https://www.cursospm3.com.br/blog/design-thinking-guia-o-que-e-etapas-como-aplicar/>. Acesso em 14/05/2022.

AGUIAR, FABIO. Seja colaborativo e efetivo na criação do Product Backlog.  Disponível em <http://www.productbacklogbuilding.com/overview.php>. Acesso em 14/05/2022.

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