Case de Inovação em um Restaurante através de Computação Ubíqua e Interfaces Invisíveis/Naturais

O que é Computação Ubíqua? 

O termo Computação Ubíqua foi originalmente cunhado por Mark Weiser em 1991, no seu artigo "O Computador para o século XXI", para se referir a dispositivos conectados em todos os lugares de forma tão transparente para o ser humano que acabaremos por não perceber que eles estão lá.

O que são Interfaces Invisíveis (Naturais)?

Natural User Interface é aquilo que chamamos de interface invisível, ou seja, ela se torna invisível com os sucessivos níveis de imersão, já que os seus usuários abstraem facilmente a tecnologia envolvida na interação e se concentram na informação e objetivos das suas tarefas, fato que explica a questão da inclusão digital mais rápida através dessas interfaces.

Kinect XBOX - Microsoft

Touchscreen - iPhone

Como isso pode ser aplicado em um restaurante (case)?

O case proposto aqui consiste em analisar problemas enfrentados pelos sócios de um restaurante pela ótica da computação ubíqua, propondo soluções. O restaurante enfrentava filas devido a grande procura inicialmente, sofrendo queda na procura após algum tempo. À seguir cada um dos problemas e proposta de como tratá-los.

Problema 1: Dificuldade dos garçons perceberem quando os clientes os chamam.

Para este problema a proposta é utilizar um sistema de reconhecimento gesticular para criar uma interface natural e invisível de interação com o cliente na mesa. Este sistema estaria instalado em pontos estratégicos do restaurante e funcionária semelhante ao Kinect, dos videogames da Microsoft, reconhecendo o gesto natural e intuitivo dos clientes em levantar a mão para chamar o garçom. O garçom seria avisado instantaneamente pelo smartwatch do restaurante em seu pulso.


Problema 2: O desconforto na demora para realizar o fechamento da mesa.

Para este problema a proposta seria ofertar um sistema de inteligência ambiental. Este sistema debitaria automaticamente as despesas no cartão crédito do cliente quando ele saísse do restaurante. Um cartão de crédito previamente cadastrado no sistema e o evento de desconexão do celular do cliente do WI-FI do restaurante já seriam suficientes para identificar de forma natural a saída do cliente e efetuar o respectivo débito das despesas. Como cada aparelho possui um mac address único, é possível identificar o cliente com precisão.


Problema 3: O desperdício e a má utilização dos insumos e recursos necessários para manter o restaurante em funcionamento.

Migrar a interação dos clientes com funcionários para interfaces ubíquas reduz custos com pessoal. Para isto, a proposta do sistema de débito automático descritos no Problema 2 evoluiria para identificar a entrada e conexão do cliente ao WI-FI do restaurante. Semelhante a um WI-FI de hotel que abre automaticamente uma página web solicitando alguns dados, esta página, além de oferecer o benefício de WI-FI grátis, permitiria realizar o pedido ali mesmo e acompanhar seu status, avisando o cliente quando estivesse pronto dando opção de buscar no balcão se desejar, diminuindo a quantidade de pessoal. Uma versão deste sistema em aplicativo de celular permitiria, além da onipresença, reserva de mesa antes de chegar ao restaurante, visualizar o cardápio do dia e programações especiais. Também permitiria atendimento em tele-entrega, redução de custos de espaço físico do restaurante e insumos inerentes a esta prática, como materiais de limpeza, luz, água, etc.



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Por Felipe Lira.


REFERÊNCIAS

ADAMI, Anna. Computação Ubíqua. Info Escola, 2021. Disponível em: <https://www.infoescola.com/informatica/computacao-ubiqua/>. Acesso em: 11 outubro de 2021.


OLIVEIRA, Janiel Madueira. Computação Ubíqua. Portal Sis – Sistema de Informação, 2012. Disponível em: <https://portalsis.wordpress.com/tag/computacao-pervasiva/>. Acesso em: 11 outubro de 2021.


CHARLEAUX,  LUPA. O que é Computação Ubíqua, 2022. Disponível em <https://canaltech.com.br/produtos/o-que-e-computacao-ubiqua-1406/ >. Acesso em 17/05/2011.


AGNI, EDU. Entendendo a Natural User Interface. 2015. Disponível em <https://uxdesign.blog.br/entendendo-a-natural-user-interface-967bac3bacc5>. Acesso em 17/05/2022.


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